Histórico do Curso

ENSINO DE ODONTOLOGIA NO BRASIL
    O ensino de Odontologia, ao longo da sua história, sempre esteve ligado ao ensino da Medicina. Foi somente em meados do Século XIX que ocorreu uma mudança: enquanto na Europa a vínculo original ao ensino da Medicina era mantida, na América o ensino da Odontologia desvinculava-se da Medicina, dissolução esta que persiste até hoje.
    A primeira escola de Odontologia do mundo foi fundada nos Estados Unidos da América, na cidade de Baltimore, no ano de 1840. No Brasil, demorou-se para introduzir o ensino da Odontologia. Somente em 1879 a legislação mandava que nas Faculdades de Medicina existentes no país fosse anexado um grupo de Odontologia. Em 1919 os cursos de Odontologia foram transformados em Faculdades de Odontologia, mas foi somente a partir de 1933 que eles começaram a funcionar efetivamente independente das Faculdades de Medicina.

O ENSINO DA ODONTOLOGIA EM SANTA CATARINA
    A primeira tentativa de criação de um curso superior no Estado de Santa Catarina data de 1909, quando o então governador do Estado, Coronel Gustavo Richard, assinou uma lei que dava autorização ao Poder Executivo de criar uma Faculdade Livre de Farmácia, Odontologia e Obstetrícia em Florianópolis. Porém, a lei ficou apenas no papel, pois não havia condição de implantação da mesma no Estado. 
    Então, em 1918, fora regulamentado o ensino de Odontologia no Instituto Polytechnico, que tinha duração de dois anos e caracterizava-se por ser um curso de ordem prática. O curso foi instalado na atual Rua Trajano e, em seguida, transferido para a Rua João Pinto. Ficou neste local até ser transferido para a Avenida Hercílio Luz, num. 47. O curso no Instituto Polytechnico teve uma grande importância na época, pois coube a ele a formação dos profissionais que preencheram as necessidades da comunidade no setor da Odontologia. 
    Desde o início da década de trinta o curso enfrentou uma série de problemas, que culminaram com sua extinção no ano de 1933. A partir de 1933, foram quase 16 anos que o Estado de Santa Catarina ficou sem uma faculdade de Odontologia. Somente em 1946 foi fundada a Faculdade de Farmácia e Odontologia de Santa Catarina, agora contando com um currículo de três anos e tendo como sede dois prédios situados na Rua Esteves Júnior. 
    Em 1960, foi criada legalmente a Universidade de Santa Catarina, cujo primeiro Reitor foi o Professor João David Ferreira Lima. Nesta ocasião houve a separação dos cursos de Odontologia e Farmácia que até então funcionavam juntos. Isto foi um marco para o avanço e desenvolvimento dos dois cursos. Com o intuito de melhorar as instalações, em 1964, a Congregação decidiu comprar um novo prédio, na Rua São Francisco, num. 90. No ano seguinte (1965) o Reitor autorizou a construção de um novo prédio, atrás do casarão da Rua São Francisco. 
    Em janeiro de 1970 foi criada a Universidade Federal de Santa Catarina e, nesta época, o coordenador do curso de Odontologia era o professor Ademar Américo Madeira. 
Em agosto de 1971, iniciou-se a primeira turma de pós-graduação, coordenada pelo professor Rogério Hildebrand da Silva. Com a implantação do Campus Universitário, no final da década de 70, o curso de Odontologia foi o último a ser transferido, porque possuía boas instalações na Rua São Francisco. A luta para a transferência começou em 1980 e, em 1981, o reitor professor Ernani Bayer possibilitou tornou-a possível. Desta luta, fizeram parte professores, alunos funcionários e, principalmente, o professor Lauro Caldeira de Andrada, chefe do Departamento de Estomatologia na ocasião. 
    Hoje, o curso de Odontologia da UFSC, funciona no Campus Universitário e além da Graduação, tem oito cursos de Especialização, três de Mestrado e dois de Doutorado. São aproximadamente 400 alunos de graduação e quase 80 professores.


 
Bibliografia: ROSA, Jose Edu; MADEIRA, Ademar Américo. Odontologia catarinense: evolução, ensino e movimento associativo. Florianópolis: Ed. da UFSC; [S.l.]: Lunardelli, 1982. 333p.

Retirado do site: www.odontologia.ufsc.br/

desenvolvido por leo.maruyama