ENSINO DE ODONTOLOGIA NO BRASIL
A primeira tentativa de criação de um curso superior no Estado de Santa Catarina data de 1909, quando o então governador do Estado, Coronel Gustavo Richard, assinou uma lei que dava autorização ao Poder Executivo de criar uma Faculdade Livre de Farmácia, Odontologia e Obstetrícia em Florianópolis. Porém, a lei ficou apenas no papel, pois não havia condição de implantação da mesma no Estado.
Então, em 1918, fora regulamentado o ensino de Odontologia no Instituto Polytechnico, que tinha duração de dois anos e caracterizava-se por ser um curso de ordem prática. O curso foi instalado na atual Rua Trajano e, em seguida, transferido para a Rua João Pinto. Ficou neste local até ser transferido para a Avenida Hercílio Luz, num. 47. O curso no Instituto Polytechnico teve uma grande importância na época, pois coube a ele a formação dos profissionais que preencheram as necessidades da comunidade no setor da Odontologia.
Desde o início da década de trinta o curso enfrentou uma série de problemas, que culminaram com sua extinção no ano de 1933. A partir de 1933, foram quase 16 anos que o Estado de Santa Catarina ficou sem uma faculdade de Odontologia. Somente em 1946 foi fundada a Faculdade de Farmácia e Odontologia de Santa Catarina, agora contando com um currículo de três anos e tendo como sede dois prédios situados na Rua Esteves Júnior.
Em 1960, foi criada legalmente a Universidade de Santa Catarina, cujo primeiro Reitor foi o Professor João David Ferreira Lima. Nesta ocasião houve a separação dos cursos de Odontologia e Farmácia que até então funcionavam juntos. Isto foi um marco para o avanço e desenvolvimento dos dois cursos. Com o intuito de melhorar as instalações, em 1964, a Congregação decidiu comprar um novo prédio, na Rua São Francisco, num. 90. No ano seguinte (1965) o Reitor autorizou a construção de um novo prédio, atrás do casarão da Rua São Francisco.
Em janeiro de 1970 foi criada a Universidade Federal de Santa Catarina e, nesta época, o coordenador do curso de Odontologia era o professor Ademar Américo Madeira. Em agosto de 1971, iniciou-se a primeira turma de pós-graduação, coordenada pelo professor Rogério Hildebrand da Silva. Com a implantação do Campus Universitário, no final da década de 70, o curso de Odontologia foi o último a ser transferido, porque possuía boas instalações na Rua São Francisco. A luta para a transferência começou em 1980 e, em 1981, o reitor professor Ernani Bayer possibilitou tornou-a possível. Desta luta, fizeram parte professores, alunos funcionários e, principalmente, o professor Lauro Caldeira de Andrada, chefe do Departamento de Estomatologia na ocasião.
Hoje, o curso de Odontologia da UFSC, funciona no Campus Universitário e além da Graduação, tem oito cursos de Especialização, três de Mestrado e dois de Doutorado. São aproximadamente 400 alunos de graduação e quase 80 professores.
Retirado do site: www.odontologia.ufsc.br/